Modelos de Cor
Boa tarde meus amores!! No seguimento da subunidade Imagem, foram abordados diferentes modelos de cor, bem como a definição do que é um modelo de cor. Hoje estou aqui para vos esclarecer acerca dos mesmos.
O que é um modelo de cor?
Para a reprodução das diferentes cores por parte de sistemas gráficos, é necessária a existência de modelos que representem as diferentes cores tendo em atenção a natureza do olho humano, da luz e da cor. Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor, utilizando um sistema de coordenadas na qual cada cor é representada por um ponto. Existem dois modelos de cor, o modelo aditivo e o modelo subtrativo.
Modelo Aditivo
Num modelo aditivo temos a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, bem como a mistura
dos comprimentos de onda ou das cores vermelha, verde e azul, o que indica a presença da luz ou a cor branca.
O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.
Modelo Subtrativo
Em oposição ao modelo aditivo no modelo subtrativo a mistura de cores forma uma cor mais escura, devido à absorção de alguns comprimentos de onda. A cor branca corresponde à ausência de cor, e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas que todos são refletidos.
O modelo subtrativo explica a mistura de pinturas e tintas para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz e refletem outros. Assim, a cor de um objeto corresponde à luz refletida por ele e que será recebida pelos olhos.
Existem vários modelos de cor, no campo da imagem digital, que estão adaptados a dispositivos de saída (exemplo: monitores, impressoras e televisores):
- Modelo RGB: permite exibir imagens de cor em monitores.
- Modelo CMYK: é utilizado na impressão.
- Modelo HSV: é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.
- Modelo YUV: é utilizado na transmissão de sinais de televisão.
Comentários
Enviar um comentário