Desinformação, deepfake e fake news
Boa tarde meus queridos, tudo bem com vocês?😍
Estou de volta e hoje vou vos falar sobre os temas desinformação, deepfake e por último mas não menos importante fake news.
"Uma das características mais marcantes da era em que vivemos é precisamente a informação e a forma como ela é trabalhada, como circula e é difundida (imprensa, televisão, publicidade, meios informáticos, etc.)"
Neste contexto irei esclarecer todos os temas em cima referidos. Comecemos então pelo que é a desinformação.
Desinformação é a utilização das técnicas de comunicação e informação para induzir a erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a supressão ou ocultação de informações, minimização da sua importância ou modificação do seu sentido. Tem como objetivo influenciar a opinião publica de maneira a proteger interesses privados. Algumas vezes, a palavra é empregada no contexto de relações publicas ou da propaganda.
Consegues imaginar alguém poder assumir a tua identidade através da Inteligência Artificial? Recentemente fala-se muito sobre o fenômeno deepfake, algo que tem preocupado principalmente as celebridades e rostos mais conhecidos pois, hoje em dia, parece cada vez mais difícil detetar se o conteúdo que é divulgado através da rede é verdadeiro ou não.
Passamos assim para o significado de deepfake.
O nome de deepfake vem do "Deep Learning", traduzido como aprendizagem profunda, uma das correntes da Inteligência Artificial. Neste caso, são técnicas através de inteligência artificial utilizadas com a intenção de criar conteúdo falso. Na maioria dos casos, baseia-se em manipulações de vídeo nas quais o software analisa o material de origem e extrai parte dele, depois insere-o e adapta-o a outro vídeo. As chamadas trocas de rostos ou deep video portraits são a forma mais comum de deepfakes. Cada vez parece mais difícil detetar o que é real e o que não é. Isso não significa que seja impossível. Até mesmo os deepfakes mais bem trabalhados podem ser identificados por especialistas em técnicas de style transfer.
Recentemente surgiu nas redes sociais um vídeo da atriz Jennifer Lawrence com o rosto do ator Steve Buscemi. Ao mesmo tempo em que Lawrence falava num discurso diante das câmaras, o rosto do ator articulava as mesmas expressões. O vídeo é um exemplo claro de como notícias falsas não são mais apenas texto.https://prnewswire.com.br/wp-content/uploads/2018/12/impacto-das-fake-news-pr-newswire.png
Comentários
Enviar um comentário