Conceitos Básicos de Multimédia
Olá de novo meus lindos!! Espero que estejam todos muito bem 😊.
O tema que vou abordar hoje é em relação à multimédia mais especificamente sobre a realidade virtual e a realidade aumentada.
O conceito multimédia designa uma forma de comunicação que engloba vários media para encaminhar uma mensagem. Se analisarmos a formação da palavra, especulamos que multimédia significa: vários (multi) meios (media) pelos quais a informação é armazenada, apresentada ou transmitida. Mais especificamente, multimédia digital é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um média estático (textos, gráficos, imagens) com pelo menos um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio, animação).
A multimédia digital também pode ser dividida em subcategorias devido à interação:
- Multimédia Linear: o usuário não tem qualquer controlo no desenrolar da aplicação multimédia;
- Multimédia Não Linear: oferece interatividade com o usuário.
E dentro da multimédia temos os conceitos de: Realidade Virtual e Realidade Aumentada que vou explorar com vocês para tirar todas as dúvidas que possam haver.
Para perceber um pouco estas duas tecnologias é necessário, em primeiro lugar, perceber o significado de cada uma e para que servem.
O QUE É REALIDADE VIRTUAL (RV)?
A realidade Virtual é uma tecnologia que conecta o utilizador a um sistema informatizado, construindo uma plataforma realista e proporcionar uma sensação de que o que se está a ver é praticamente parte do real. O objetivo da RV é projetar o que é real num ambiente virtual mas em tempo real.
Vantagens:
- Facilita operações remotas e controle de equipamentos à distância, através da simulação.
- Permite a exploração de objetos e mundos a 3 dimensões.
- Possibilita a simulação de algo real, de forma a poder-se “treinar” e optar pela melhor solução.
- Simula planos de produção e avalia processos para verificar a sua correção.
- Projeta produtos que tenham design estético segundo as preferências do cliente.
- Auxilia à formação dos empregados em técnicas avançadas.
Um bom exemplo desta realidade são as etiquetas QR Code em pontos turísticos de cidades.
Ao analisarmos o mundo das aplicações conseguimos encontrar vários exemplos de Realidade Aumentada. A partir da utilização de uma aplicação num smartphone ou até mesmo um tablet percebe-se que a realidade aumentada utiliza a tecnologia de diversas formas.
Assim, conseguimos transformar o modo como o ser humano trabalha, aprende, joga e interage com praticamente tudo à sua volta.
DIFERENÇA ENTRE RV E RA?
Apesar de estas duas áreas serem complementares, a principal diferença entre elas consiste em que a RV substitui a realidade visual por uma realidade digital, enquanto a RA acrescenta elementos digitais à realidade física.
Comentários
Enviar um comentário